terça-feira, 9 de abril de 2013

COMEMORANDO O DIA DA ÁGUA

As Nações Unidas declararam 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Com isto, pretende-se alertar a sociedade para a importância de uma gestão integrada desse recurso sob pena de sofrer consequências nefastas.
Todos reconhecemos que a água é essencial para a vida no planeta e para o desenvolvimento socioeconómico. Porém, é um recurso limitado e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço. Por exemplo, sabia que 11% da população do planeta não tem qualquer acesso a água potável?
O consumo de água tem vindo a crescer exponencialmente. Cada vez mais a água é chamada a satisfazer as mais diversas necessidades humanas, que compreendem desde o uso doméstico à agricultura, à geração de energia e à produção industrial, entre outros. A pressão aumenta também em decorrência da rápida urbanização, da poluição e das mudanças climáticas que se fazem sentir em todo o mundo.
Neste sentido, no dia 8 de Abril, realizou-se, no Instituto Nun’ Alvres uma palestra, tendo como público-alvo os alunos do 10.ºano.
A Palestra contou com a participação da Engenheira Marisa Silva da Indaqua, e teve como principais objetivos a sensibilização para a necessidade da conservação e preservação desse recurso. De realçar que só quando existir cooperação pela água é que será possível assegurar um consumo justo para todos. A cooperação é um meio eficaz para estabelecer a paz e é uma base essencial para o desenvolvimento sustentável.
 
A equipa Eco-Escola, Patrícia Santos e Maria João Braga



Sem comentários:

Enviar um comentário