domingo, 2 de outubro de 2016

O INA PARTICIPOU EM MAIS UM ENCONTRO NACIONAL "DIA DAS BANDEIRAS VERDES 2016"

Foi com muita satisfação que doze elementos do Conselho Eco-Escola participaram na Cerimónia Oficial da Entrega do Galardão que decorreu em Aveiro, no passado dia 30 de setembro. Fomos também uma das escolas selecionadas para a apresentação ao vivo da coreografia “Não sou o único …há 20 anos”, na presença do grupo musical Xutos e Pontapés.
A Associação Bandeira Azul da Europa certificou, que o Instituto Nun’Alvres obteve o título de Eco-Escola, como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido em benefício do ambiente e da sustentabilidade.

Prometemos dar continuidade a este projeto, para o bem de todos e do Planeta!

Maria João Braga







quarta-feira, 15 de junho de 2016

ROLHAS QUE DÃO FOLHAS!

GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological.
Esta iniciativa insere-se no projeto da Quercus “Green Cork” cujo objetivo passa pela transformação das rolhas usadas em outros produtos e no financiamento parcial do programa “Criar Bosques, conservar a Biodiversidade”.
As rolhas recolhidas serão vendidas à Corticeira Amorim que as reutilizará, depois de serem submetidas a um processo de trituração, em novos produtos, como isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos ou revestimentos.
O objetivo é atingir, em quatro anos, 30 por cento de reciclagem das rolhas de cortiça.
O valor adquirido será investido na plantação de carvalhos, azinheiras e sobreiros por todo o país.
O INA recolheu 15 680 rolhas de cortiça!

A equipa Eco-Escola






quinta-feira, 28 de abril de 2016

INA RECEBE RESINORTE PARA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No dia 26 de abril, alunos do 3º e 4º anos do Instituto Nun’Alvres, participaram numa ação de Educação Ambiental promovida pela RESINORTE. Esta iniciativa permitiu alertar os mais pequenos para a problemática dos resíduos sólidos urbanos, ao mesmo tempo que se evidenciou a necessidade de Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Durante o decorrer desta “eco-aula”, os alunos participaram numa atividade prática de reciclagem de papel, criando novas folhas a partir de pequenos pedaços. Esta é uma atividade simples e de grande importância ambiental.
Faça como nós e não se esqueça que a Reciclagem começa em si!


A equipa Eco-Escola









quarta-feira, 20 de abril de 2016

INA VIVE DOIS DIAS DE "AVENTURA EM ESTADO LÍQUIDO"

Nos dias 18 e 19 de abril, a equipa Eco-Escola convidou os alunos do 5º ano para assistirem, em torno de uma caravana, ao projeto de Educação Ambiental promovida pela INDAQUA. Estas atividades permitiram a aquisição de conhecimentos sobre a água, bem como aumentaram a perceção sobre a importância deste recurso na Terra e no quotidiano, o consumo e a sua sustentabilidade, motivando-os a adotarem comportamentos sustentáveis.
Nas várias ações desenvolvidas e de uma forma interativa, os alunos tiveram oportunidade de observar como funciona uma ETAR e forma de tratamento de uma amostra de água residual. No final da atividade, os alunos foram convidados a colocar em prática as aprendizagens adquiridas participando num Peddy-paper.
Tanto alunos como professores revelaram grande satisfação por terem participado nesta “Aventura em Estado Líquido”!


A equipa Eco-Escola
Maria João Braga e Sandra Rocha 










quarta-feira, 23 de março de 2016

NO INA CONTINUAMOS A RECOLHER TINTEIROS E TONERS

Todos os tinteiros e toners entregues serão reciclados ou será dado um tratamento específico para que estes não sejam colocados nos aterros, evitando assim as centenas de ano de espera pela sua biodegradação.
“Sabia que o plástico utilizado para fabricar os tinteiros demora 10 séculos a decompor-se e que para fabricar um tinteiro/cartucho são necessários, em média entre dois a cinco litros de petróleo? 
Sabia que foi estimado que em Portugal são colocados mensalmente no lixo cerca de dois milhões de cartuchos/tinteiros vazios?”.
Vamos reciclar os tinteiros e os toners! Assim estaremos a contribuir para uma poupança de recursos naturais essenciais à preservação da vida na terra.
Porque preservar o Ambiente é preservar a Vida!